Seja bem vindos (as)

BLOG EM REFORMA.

E
u realmente espero que vocês gostem , do meu blog. Estou me esforçando muito para além de seguir a minha carreira informar para todas as pessoas de diversas religiões, crenças , idades , cultura e etc ... Agradeço des de já pela visitinha e interesse , em ver um pouco das minhas idéias e trabalhos. Beijos .

Deixem seus recados !!!!!!.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Encéfalo.

Sistema Nervoso e o Encéfalo

O Sistema Nervoso é uma complexa rede de células nervosas ligadas por circuitos neurais, distribuída por todo o corpo. Numa interacção perfeita com o sistema endócrino e imunológico, executa a maior parte das funções de regulação do organismo.

Distingue-se por uma parte nervosa central, formada pelo encéfalo e medula espinal.

Células Nervosas

As células nervosas são as unidades estruturais do sistema nervoso. São caracterizadas por possuírem um corpo celular, numerosos prolongamentos (dentrites) e um axónio (prolongamento mais longo que as dentrites, revestido por uma bainha denominada neurilema).

Encéfalo
Clique para Ampliar

As dentrites das células nervosas servem para estabelecer ligações com outras células, possibilitando a transmissão de impulsos electroquímicos – sinapses. Quanto maior o número de sinapses e quanto mais estimulado o encéfalo, mais ligações nervosas existirão e maior será a sua capacidade de crescer, transformar-se e funcionar.

Os recém-nascidos não possuem ligações nervosas, sobrevivendo graças ao bolbo raquidiano que coordena todas as funções vitais. O primeiro sinal de que foi criada uma ligação nervosa é quando o olhar da criança se fixa em algo. Com a aprendizagem de movimentos inicialmente através da imitação e, mais tarde por moto próprio, as ligações nervosas desenvolvem-se cada vez mais levando a criança a tentar fazer pequenos movimentos, como pegar em algo.

A complexidade das redes neurais depende e varia com a espécie, sendo a Humana a mais complexa, seguindo-se a dos restantes primatas.

O Encéfalo

O encéfalo pode dividir-se em três porções: o encéfalo posterior, encéfalo anterior e o encéfalo médio. Do encéfalo posterior, fazem parte o bolbo raquidiano e o cerebelo. O encéfalo anterior integra o tálamo, o hipotálamo e o sistema límbico. O sistema activador reticular constitui o encéfalo médio.

Encéfalo Posterior
Bolbo Raquidiano

O bolbo raquidiano é um pequeno órgão situado na cavidade occipital. Liga a medula espinal ao cerebelo e tem como funções o comando do ritmo cardíaco, respiração e pressão arterial. É também conhecido como cérebro primitivo.

Cerebelo

Cerebelo

O cerebelo localiza-se atrás do tronco cerebral. Constituído por dois lobos laterais unidos, controla o equilíbrio, a motricidade voluntária e a coordenação de movimentos, memorizando exercícios repetidos.

Encéfalo Anterior

Tálamo

Tálamo

O tálamo, localizado na zona central do cérebro, é constituído por uma substância cinzenta. Lá, chegam a maior parte das fibras visuais, auditivas e tácteis, retransmitidas de imediato para as respectivas áreas do córtex cerebral. É responsável pela regulação do sono e dos estados de alerta.

Hipotálamo

Hipotálamo

É formado por núcleos. Encontra-se sob o tálamo e em ligação à hipófise. Regula a temperatura do corpo, a fome, sede, circulação sanguínea e sistema endócrino.

Sistema Límbico

O sistema límbico é constituído pelo hipocampo, septo, amígdala e bolbo olfactivo e desempenha um papel importante nas emoções, motivações e no comportamento agressivo.

O hipocampo converte a informação da memória de trabalho em memória de longo prazo, através de impulsos eléctricos, durante o sono R.E.M. (Rapid Eyes Movement), para o que necessita de uma média de oito horas diárias de sono. A amígdala, relacionada com a memória emocional, faz a triagem de toda a informação decidindo qual a armazenar em memória de longo prazo. Para o seu bom funcionamento, é necessário o consumo mínimo de oito copos de água diários.

Encéfalo Médio

Sistema Activador Reticular

Estende-se por todo o tronco cerebral desde o bolbo raquidiano ao tálamo. É formado por uma fina rede de nervos, cuja função é despertar diversas áreas do cérebro para que estas possam descodificar os impulsos eléctricos e atribuir a resposta correcta.3

Cérebro ou Telencéfalo

Está dividido em dois hemisférios cerebrais bastante desenvolvidos. O hemisfério direito apreende os problemas no seu todo, não tem noção temporal, estando mais ligado ao domínio das artes (ritmo, espaço, sonhar acordado, …). O hemisfério esquerdo lida apenas com partes do problema, tem noção de tempo, lógica, números, palavras e listas. Os dois hemisférios cerebrais encontram-se ligados pelo corpo caloso. O cérebro acomoda biliões de neurónios na sua região superficial – o córtex cerebral. Este é formado a partir da união parcial da área telencefálica e dienfálica e reveste grande parte do centro medular. O cérebro possui uma grande superfície e por isso não se pode dizer que pertença a uma determinada área do encéfalo.

Medula Espinhal

Medula Espinhal
Clique para Ampliar

A medula espinal, ou espinal-medula, é protegida por um sistema de vértebras denominado coluna vertebral e formada por um cordão de nervos interligados, cujas funções são a condução de mensagens e a coordenação de actividades reflexas. Estas são impulsionadas por dois nervos – o sensorial e o motor.

Sistema Endócrino

Sistema Endócrino
Clique para Ampliar

As hormonas influenciam quase todas as funções dos demais sistemas corporais e frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso fornece ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, actuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como actividade característica a produção de secreções denominadas hormonas (é hormona uma substância que, produzida em pequenas dimensões produz grandes reacções), que são lançados na corrente sanguínea e irão actuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle da função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormonas são denominados órgãos-alvo.

Sistema Imunológico

O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores, é responsável pela eliminação de células mortas, renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos e memória imunológica. Também exclui células alteradas, que diariamente surgem no corpo, como resultado de mitoses incomuns. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a neoplastia.

As células do sistema imune são muito organizadas; cada tipo de célula age de acordo com sua função.

Os recém-nascidos adquirem as suas primeiras defesas através do leite materno; quando é realizado o acto de beijar a pele do bebé, a progenitora retira os microorganismos e de imediato o seu organismo começa a produzir defesas que serão transmitidas à criança da próxima vez que lhe for administrado alimento.

Conclusão

Os organismos animais são controlados pelo encéfalo e as informações enviadas por este são transmitidas para todo o corpo através de impulsos electroquímicos que se propagam nos nervos. Sistemas como o hormonal e endócrino auxiliam no controlo através de hormonas que actuam directamente em células-alvo.

Fonte: www.notapositiva.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário