Seja bem vindos (as)

BLOG EM REFORMA.

E
u realmente espero que vocês gostem , do meu blog. Estou me esforçando muito para além de seguir a minha carreira informar para todas as pessoas de diversas religiões, crenças , idades , cultura e etc ... Agradeço des de já pela visitinha e interesse , em ver um pouco das minhas idéias e trabalhos. Beijos .

Deixem seus recados !!!!!!.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Hemisférios Cerebrais.

Hemisférios Cerebrais
Clique para Ampliar

Hemisférios Cerebrais
Clique para Ampliar

Direito: recebe as informações e controla os movimentos do lado esquerdo. Parece idêntico ao hemisfério esquerdo, mas na maioria das pessoas controla as atividades específicas, como as habilidades artísticas e criativas.

Esquerdo: recebe informações do lado direito do corpo, e controla os movimentos desta região. Na maioria das pessoas, controla certas atividades específicas, como por exemplo: as atividades matemáticas, científicas e de linguagem.

Hemisférios Cerebrais
Clique para Ampliar

Hemisférios Cerebrais
Clique para Ampliar

Fonte: www.soscorpo.com.br

Hemisférios Cerebrais

UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO

Hemisfério esquerdo

Hemisfério direito

Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras;
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes; Sintético: unir coisas para formar totalidades;
Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma; Relaciona as coisas tais como estão nesse momento;
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto; Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das relações metefóficas;
Temporal: se mantem uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra, etc.; Atemporal: sem sentido de tempo;
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados; Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais; aceita a suspensão do juízo;
Digital: utiliza números; Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo;
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. Por exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação; Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento, em geral sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais;
Linear: pensar em termos vinculados a ideias, um pensamento que segue o outro e que em geral convergem em uma conclusão; Holístico: perceber al mesmo tempo, concebendo padrões gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões divergentes.

HABILIDADES ASSOCIADAS À ESPECIALIZAÇÃO DE CADA HEMISFÉRIO

Hemisfério esquerdo

Hemisfério direito

Escrita à mão


Símbolos

Relações espaciais

Linguagem

Figuras e padrões

Leitura

Computação matemática

Fonética

Sensibilidade a cores

Localização de fatos e detalhes

Canto e música

Conversação e recitação

Expressão artística

Seguimento de instruções

Criatividade

Escuta

Visualização

Associação auditiva

Sentimentos e emoções

MANEIRAS DE CONSCIÊNCIA DE CADA HEMISFÉRIO

Hemisfério esquerdo

Hemisfério direito

Lógico

Intuitivo

Seqüencial

Azaroso

Linear

Holístico

Simbólico

Concreto

Baseado na realidade

Orientado à fantasia

Verbal

Não-verbal

Temporal

Atemporal

Abstrato

Analógico

Para Refletir

As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios. Então, por que custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Por que quando pensamos em Arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes, que com sorte nos recebe uma vez por semana?

Como poderíamos envolver a arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula sobre:

  • Invasões Inglesas
  • Geografia do Uruguai
  • Tabelas de multiplicar
  • Corpo humano
  • Tempos verbais
  • Idiomas, etc.

Poderia-se estabelecer métodos, caminhos para fomentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em suas diversas atividades curriculares e extracurriculares?

Por que não?

Pensemos por alguns instantes em nossas aulas, em nossos conteúdos, em nossos alunos. Tomemos uma decisão na preparação de algumas das próximas unidades, envolvendo o hemisfério direito, o "hemisfério esquecido".

Fonte: www.ced.ufsc.br

http://www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário