Direito: recebe as informações e controla os movimentos do lado esquerdo. Parece idêntico ao hemisfério esquerdo, mas na maioria das pessoas controla as atividades específicas, como as habilidades artísticas e criativas.
Esquerdo: recebe informações do lado direito do corpo, e controla os movimentos desta região. Na maioria das pessoas, controla certas atividades específicas, como por exemplo: as atividades matemáticas, científicas e de linguagem.
Fonte: www.soscorpo.com.br
Hemisférios Cerebrais
UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo | Hemisfério direito |
---|---|
Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; | Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras; |
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes; | Sintético: unir coisas para formar totalidades; |
Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma; | Relaciona as coisas tais como estão nesse momento; |
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto; | Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das relações metefóficas; |
Temporal: se mantem uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra, etc.; | Atemporal: sem sentido de tempo; |
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados; | Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais; aceita a suspensão do juízo; |
Digital: utiliza números; | Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo; |
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. Por exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação; | Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento, em geral sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais; |
Linear: pensar em termos vinculados a ideias, um pensamento que segue o outro e que em geral convergem em uma conclusão; | Holístico: perceber al mesmo tempo, concebendo padrões gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões divergentes. |
HABILIDADES ASSOCIADAS À ESPECIALIZAÇÃO DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo | Hemisfério direito |
---|---|
Escrita à mão | |
Símbolos | Relações espaciais |
Linguagem | Figuras e padrões |
Leitura | Computação matemática |
Fonética | Sensibilidade a cores |
Localização de fatos e detalhes | Canto e música |
Conversação e recitação | Expressão artística |
Seguimento de instruções | Criatividade |
Escuta | Visualização |
Associação auditiva | Sentimentos e emoções |
MANEIRAS DE CONSCIÊNCIA DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo | Hemisfério direito |
---|---|
Lógico | Intuitivo |
Seqüencial | Azaroso |
Linear | Holístico |
Simbólico | Concreto |
Baseado na realidade | Orientado à fantasia |
Verbal | Não-verbal |
Temporal | Atemporal |
Abstrato | Analógico |
Para Refletir
As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios. Então, por que custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Por que quando pensamos em Arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes, que com sorte nos recebe uma vez por semana?
Como poderíamos envolver a arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula sobre:
- Invasões Inglesas
- Geografia do Uruguai
- Tabelas de multiplicar
- Corpo humano
- Tempos verbais
- Idiomas, etc.
Poderia-se estabelecer métodos, caminhos para fomentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em suas diversas atividades curriculares e extracurriculares?
Por que não?Pensemos por alguns instantes em nossas aulas, em nossos conteúdos, em nossos alunos. Tomemos uma decisão na preparação de algumas das próximas unidades, envolvendo o hemisfério direito, o "hemisfério esquecido".
Fonte: www.ced.ufsc.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário